Balanço aponta alto número de proposições no Legislativo

camara05

Às vésperas do início das sessões ordinárias de 2016, a Câmara de Vereadores de Cianorte fez um balanço das atividades e proposições apresentadas no ano passado. No total, foram realizadas 74 sessões, entre ordinárias e extraordinárias, e apreciadas 1.498 propostas, entre projetos de lei, requerimentos, indicações emendas e moções.

Levando em consideração a elaboração dos projetos de lei, houve um aumento de 80% nos documentos de iniciativa dos próprios parlamentares: o número passou de 50, em 2014, para 90 em 2015. Eles também analisaram e votaram 213 projetos encaminhados pelo Executivo Municipal.  Além da apreciação de projetos de lei, foram apresentadas pelos vereadores 25 emendas, que, em geral, modificam uma legislação ou um projeto, para melhor adequação ao município.

As indicações, que sugerem obras e serviços em prol da população se destacaram, compondo mais de 540 arquivos. Os requerimentos, que, em geral, cobram informações do Executivo, para acompanhamento e fiscalização, também merecem atenção: 473 foram encaminhados no decorrer do ano. A Casa de Leis também foi responsável por elaborar e encaminhar 146 moções, assumindo seu posicionamento em relação a diferentes assuntos.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Dadá, que se prepara para o início das sessões ordinárias deste ano, o resultado obtido na elaboração de proposições tem sido satisfatório. “Temos conseguido, ano a ano, ampliar a influência na definição de ações e políticas públicas. Além disso, todo esse trabalho tem contado com o envolvimento da população, o que é muito importante, já que é essa participação que representa a democracia”, comentou.

Texto: Cléber Gonçalves / Foto: Andye Iore

 

Compartilhe: