Autoridades cianortenses prestigiam posse de Cida Borhgetti como governadora

Representando o prefeito Bongiorno, o vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan, e o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno, acompanharam, no último dia 06 de abril, em Curitiba, a cerimônia de posse de Cida Borghetti como governadora do Paraná. O deputado Estadual Jonas Guimarães também prestigiou a cerimônia de posse.

Cida substitui Beto Richa, que deixou o cargo para poder concorrer a uma vaga no Senado Federal. Na ocasião, as lideranças cianortenses aproveitaram para renovar os laços de cooperação entres os governos Estadual e Municipal.

PRIMEIRA GOVERNADORA DO PARANÁ

Cida Borguetti, 53 anos, que foi duas vezes deputada e atuou também na Câmara Federal, tornou-se nesta sexta-feira (06) a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Paraná. Formada em Administração Pública, ela passa a comandar um estado com 11 milhões de habitantes, 399 municípios e que movimenta um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 415,7 bilhões.

Me sinto honrada. Estou bem consciente das expectativas que acompanham essa missão”, afirmou ela na solenidade de posse, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. No Brasil, apenas outras dez mulheres ocuparam cargos de governadoras do Estado. No Paraná, antes de Cida, Emília Belinati ocupou o cargo, mas interinamente.

MAIORIA NO ESTADO

No Paraná, a participação feminina vem aumentando na administração pública. Hoje, as mulheres representam 59,13% do número total de servidores estaduais, sendo a secretaria de Educação a pasta que abriga a maior parcela: dos 83 mil servidores, 79,52% são mulheres. A segurança é ainda a área com menos mulheres no quadro, são 4.975 servidoras.

Já há mulheres ocupando cargos até então dominados por homens. Além da coronel Adilene, a policial civil Bruna Roberta Mayer, 33 anos é a primeira mulher operadora aerotática e membro do Grupamento de Operações (GOA) da Polícia Civil, grupo de elite da divisão estadual de narcóticos. Desde a criação, em 2016, tinha apenas homens na equipe.

Para a coordenadora da Política da Mulher da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social Ana Claudia Cordeiro, exemplos como o de Bruna e da coronel Audilene motivam outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. “Demonstram que atributos como o preparo técnico, a dedicação e o conhecimento determinam o sucesso profissional, não limitando esse resultado a uma questão de gênero”, afirmou.

CONTINUIDADE

Lideranças políticas do Paraná se mostram otimistas em relação à gestão da governadora Cida Borghetti. Na solenidade de posse, nesta sexta-feira (6), em Curitiba, prefeitos, deputados estaduais e federais afirmaram acreditar que ela dará continuidade às ações de Beto Richa, que deixou o cargo para concorrer a uma vaga ao Senado.

prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, confia que se manterá a parceria do Estado com os municípios.“Estou no terceiro mandato e nunca tinha visto um governo tão aberto aos anseios dos municípios. Tenho certeza que essa nova gestão será igual, inovadora, com muito diálogo e com equipe pronta para colaborar com as prefeituras, que geralmente têm carência de recursos financeiros”, disse Tezelli.

A continuação do trabalho em conjunto com o Estado é também a expectativa do prefeito de Barra do Jacaré, Adalberto de Freitas Aguiar. “Por muitos anos fomos esquecidos, mas nesse governo isso não aconteceu. A esperança é que a Cida, nesses próximos nove meses, continue atendendo a gente com muito carinho e respeito”.

Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak, a mudança de governo se dá de forma tranquila para o Estado. “O Paraná está em seu melhor momento e a governadora contribuiu com a tomada de decisões que levou o Estado a esse patamar. Os municípios estão seguros quanto a continuidade do bom trabalho”, disse.

PARCERIA

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, ressaltou que a parceria com a nova governadora, que já foi duas vezes deputada estadual, vai se manter harmoniosa. “Sempre respeitando os princípios básicos da boa convivência entre os poderes legislativo, executivo e judiciário”.

Para o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, a nova governadora trará sensibilidade e dinamismo às ações realizadas até agora. “Certamente fará propostas novas e trabalhará com novos desafios. Será um momento importante para o Paraná, balizando o debate politico em alto nível”, disse. (Com informações da ASCOM PMC e AEN-PR)

Compartilhe: