Aumento de focos de incêndio florestais preocupa Secretaria de Meio Ambiente

O órgão municipal registra desde abril, em média, cinco indícios de fogo por semana; Número é quase sete vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

A baixa umidade do ar e os fortes ventos têm trazido à Cianorte, além dos típicos problemas respiratórios, grande preocupação aos órgãos ligados aos cuidados com a natureza, principalmente, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Desde o início do período da seca, em abril deste ano, a pasta registra cerca de cinco focos de incêndio florestais por semana, número que, no mesmo período do ano passado, era quase sete vezes menor; cerca de três por mês.

Segundo o secretário da SEMMA, Guilherme Comar Schulz, a situação é grave. “Temos acompanhado muitos casos de pessoas que se desfazem indevidamente das folhas que caem das árvores ou do lixo doméstico no interior do Parque Cinturão Verde e no seu entorno, ateando fogo. Além de poluir o ar, por conta da fumaça produzida, a chance das chamas se alastrarem rapidamente pela mata, podendo causar danos de grandes proporções, são grandes, já que as condições climáticas são favoráveis”, explica.

Desde 2013, a SEMMA não registrou nenhum incêndio na reserva florestal, o que segundo o secretário é resultado da intensificação da vigilância e da contribuição dos moradores. “Nossos servidores da Brigada Florestal seguem em alerta no entorno do Parque para conter qualquer possível início de incêndio, entretanto, o nosso Cinturão é muito extenso, de modo que contamos com a costumeira contribuição de cada cidadão nesse trabalho de prevenção”, conclui.

DENÚNCIAS

A principal ferramenta para que os incêndios não aconteçam é a denúncia. “Quando avistar um indivíduo ateando fogo, ligue o quanto antes para a Força Verde [3637-3439] ou para nós, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente [3631-6463]. Imediatamente realizaremos os procedimentos adequados”, garante Guilherme. Se o incêndio já estiver acontecendo, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros, que atende no 193. “O importante é tomar uma atitude para evitar que o fogo atinja proporções maiores e prejudique gravemente o meio ambiente”, conclui.

CUIDADOS:

– Não queimar nenhum tipo de material no entorno ou interior do Parque Cinturão Verde;

– Não jogar bitucas de cigarro, lixo, folhas ou vidro nas proximidades ou dentro da reserva;

– Não fazer fogueiras, tanto dentro, como perto do Parque;

– Ao ver um foco de incêndio, ligue imediatamente para o 193;

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: