• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


15 de dezembro de 2017

11:31

Atletas paralímpicos TOP são destaques no exterior

Publicado em 18 de setembro de 2017

top-set

O mês de setembro nem terminou ainda e os atletas do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020), de modalidades paralímpicas, já apresentaram diversas conquistas em vários países. No tênis de mesa paralímpico, Welder Knaf ganhou o ouro na Classe 3 e Claudiomiro Segatto  conquistou o bronze na Classe 5, durante etapa da Copa do MUndo. As duas medalhas vieram do torneio individual realizado na República Tcheca. Welder Knaf chegou ao lugar mais alto do pódio após bater Jenson Van Emburgh, dos Estados Unidos, na semifinal, por 3 sets a 2 (11/6; 9/11; 12/10; 7/11 e 11/9) e, na decisão, derrotar o japonês Shinichi Yoshida por 3 a 0 (11/5; 11/8 e 11/6).

Segatto fez um bom jogo, mas acabou ficando com o bronze ao ser derrotado na semifinal pelo tcheco Rene Taus 3 sets a 2 (11/8; 11/9; 11/13; 6/11 e 11/8). “Retorno com duas medalhas na bagagem e muito aprendizado”, afirmou Segatto, que ainda teve uma prata por equipe na cidade de Ostrava.

Na II Copa Sul-Americana de Tiro Esportivo, organizada pela Confederação Brasileira da modalidade (CBTE), no Rio de Janeiro, o Paraná também se saiu muito bem. Na prova P5 – pistola standard 10 m misto SH1, Geraldo Rosenthal conquistou três ouros e uma prata. Destaque para o recorde brasileiro (362 pontos) na pistola standard 10m misto SH1.

Já Carlos Garletti, terminou a competição com um ouro e uma prata: na carabina 3×40 e 50m deitado, respectivamente. “Cumprimos a nossa meta de conseguir o máximo de índices possível. Então, foi um sucesso. O Campeonato Mundial é o próximo grande evento que temos neste ciclo, que culminará em Tóquio 2020”, afirmou o técnico James Walter, que também compõe o quadro do Talento Olímpico do Paraná. Vale enfatizar que Knaf, Segatto, Garletti, Geraldo e James participaram em 2016 dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Com a presença do paranaense, Gilson Júnior, a Seleção Brasileira de rugby em cadeira de rodas conquistou a medalha de bronze no Campeonato Parapan-Americano no Paraguai. O lugar no pódio foi obtido após a vitória sobre a Colômbia, por 48 a 42. O ouro ficou com os Estados Unidos, que venceram o Canadá por 54 a 43.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES – Entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro acontecem na Cidade do México simultaneamente o campeonato Mundial de Halterofilismo e o Mundial de Natação. A delegação brasileira de halterofilismo, que tem 18 atletas, vai ser representada pelo Paraná com Márcia Menezes no feminino. Na natação paralímpica, a delegação brasileira, com 18 atletas, terá a paranaense Beatriz Carneiro. Vale dizer que as duas atletas também fazem parte do programa Talento Olímpico do Paraná, cujo patrocínio é da Copel, que concede bolsas de incentivo para o rendimento. Atualmente o Governo do Paraná conta com 1.600 atletas e técnicos inscritos, o maior programa do gênero em nível estadual.

Texto e foto: COM/SEET

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais