• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


21 de novembro de 2017

11:59

Apaes e entidades recebem materiais do governo

Publicado em 6 de setembro de 2017

ape

O governador Beto Richa entregou hoje (6), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, materiais esportivos para instituições sociais de 34 municípios paranaenses. Nesta etapa, 75 Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) e instituições parceiras de Curitiba e região e Litoral receberam os conjuntos de materiais esportivos adaptados para o paraesporte, como brinquedos que desenvolvem a sensibilidade, além de bolas, jogos de camisa, redes e apitos para árbitro. O secretário de Estado de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, participou da solenidade.

A importância da prática esportiva para o desenvolvimento social e humano, foi ressaltada pelo governador. “Acredito no poder transformador do esporte, pois ele disciplina e socializa”, disse. Ele destacou que os materiais esportivos fortalecerão ainda mais o trabalho desenvolvido nas Apaes e instituições parceiras e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar as entidades. “As Apaes têm o reconhecimento do Governo do Estado por oportunizarem uma vida com mais qualidade para as pessoas. O Governo do Estado está de portas abertas para melhorar a vida dos paranaenses”, afirmou.

A diretora do Colégio Maria Clara Barbosa da Gama, que abriga a Apae de Campina Grande do Sul, Sirlea Fabrin da Silva, afirmou que os conjuntos de materiais vão aprimorar o trabalho da Apae e produzir mais resultado no desenvolvimento psicomotor e social dos alunos. “Como é um material adaptado podemos usar com todos os alunos, independente do nível de comprometimento motor e neurológico. A socialização será muito melhor”, garantiu.

GARANTE DIREITOS – O governador lembrou que o ensino especial no Paraná está assegurado pelo Estado. “O governo federal criou uma proposta para acabar com a educação especial promovendo uma inclusão radical. Mas, aqui no Paraná criamos uma lei que inclui a educação especial na rede estadual de ensino”. O Paraná, afirmou o governador, foi o primeiro estado a criar legislação que garante os direitos da pessoa com deficiência. Ele também mencionou o Paraná Inclusivo, que assegura a redução da carga horária para servidores públicos que precisam cuidar de familiares com deficiência.

MAIS ESPORTE – O repasse de materiais esportivos, explicou o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, é uma ação do Programa Paraná Mais Esporte, criado pelo governo estadual a partir de um diagnóstico da situação dos municípios, feito em todo, em 2015. O objetivo do projeto é consolidar a nova política de esportes do Paraná, que tem como foco a iniciação esportiva. “É a primeira vez que o programa Paraná Mais Esporte atende as modalidades de paradesportos. A intenção é universalizar a prática esportiva, incentivar pessoas de todas as idades a aderirem a alguma atividade física”, disse.

As Apaes contempladas nessa primeira entrega fazem parte da regional de Curitiba que abrange, além da capital, os municípios da Região Metropolitana e do Litoral. A meta é disponibilizar os equipamentos a todos os municípios do Estado até o final deste ano. O Paraná conta com 336 Apaes e 14 instituições parceiras que, juntas, atendem 45 mil alunos.

Texto  e foto: AE PR

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais