Aos 80 anos, Irmã Benigna falece em Curitiba

Cianorte está de luto, com o falecimento de Emida Nazari, a Irmã Benigna, com 80 anos, ocorrido na tarde desta terça-feira (07 de abril) no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba.

Pessoa muito conhecida e querida em todo o município, Irmã Benigna foi a fundadora da Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz. Ela estava internada em Curitiba, com problemas pulmonares desde o dia 10 de fevereiro, ela ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até o último dia 1º de abril, quando foi transferida para um quarto, ainda respirando por aparelhos e nesta terça-feira, por volta das 17 horas, teve complicações, vindo a falecer.

Segundo o coordenador da Rainha da Paz, Gabriel Estevo, devido aos cuidados exigidos por causa da pandemia do Coronavírus, a irmã será velada e sepultada em Curitiba, na Casa Provincial com a presença de familiares e outras religiosas. Irmã Benigna estava com a saúde debilitada desde Junho de 2019 quando sofreu um Acidente Vacular Cerebral (AVC).

VIDA

Irmã Benigna nasceu no dia 02 de Outubro de 1939 em Erechim (no Rio Grande do Sul). Filha de pais religiosos e humildes que sempre procuraram dar bons exemplos aos dez filhos, desde menina demonstrou vocação para ajudar ao próximo. Em seu coração havia um desejo imenso de ser irmã religiosa. Assim, foi grande a alegria quando ingressou no internato do Colégio das Irmãs em São Valentim. A família pagava os estudos com produtos agrícolas.

Posteriormente foi encaminhada para o noviciado das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, onde aprofundou a sua preparação para servir a Jesus Cristo na pessoa dos pobres. Em 1958 foi enviada como filha da caridade para o município de São Lourenço do Oeste (Santa Catarina). Ali permaneceu durante 17 anos, desenvolvendo uma série de atividades. Em 1975 acabou sendo transferida para Jacutinga (Rio Grande do Sul), dando continuidade à sua atuação como educadora e evangelizadora. Trabalhou também em Campinas do Sul (RS) onde, igualmente, se dedicou às pessoas carentes da região.

Em 1991 chegou ao município de Cianorte, no Paraná, para trabalhar no Recanto dos Velhinhos. Logo percebeu que havia na região muitos meninos e meninas que precisavam de orientação. Com o apoio da comunidade consegue fundar então a Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz. A entidade tem como finalidade principal o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco, na faixa etária de 7 a 17 anos e 11 meses. Neste espaço eles podem praticar atividades esportivas, lúdicas e artísticas, com cunho educativo. Atendendo milhares de meninos e meninas ao longo dos anos.

Em 2012 Irmã Benigna recebeu o título de Cidadã Honorária do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em reconhecimento ao seu trabalho.

Além do incansável trabalho com as crianças e adolescentes, Irmã Benigna também continuava sua missão junto aos idosos e famílias carentes, fazendo visitas para levar uma palavra de conforto, alimentos, remédios e o que fosse necessário para melhorar a qualidade de vida de todos.

Compartilhe: