Alunos de escola pública, em Cianorte, criam aplicativo que estimula a leitura

Ferramenta foi desenvolvida nas aulas de empreendedorismo, realizadas por meio da parceria do Sebrae/PR e Secretaria de Estado da Educação

Estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Primo Manfrinato, de Cianorte, no noroeste do Paraná, lançam nesta sexta-feira (30), o aplicativo Onbook, que pretende estimular o hábito de leitura e estudos na comunidade escolar. A ferramenta foi desenvolvida durante as aulas com conteúdos de educação empreendedora, que acontecem duas vezes por semana, graças a uma parceria entre o Sebrae/PR e a Secretaria de Estado da Educação.

O aplicativo Onbook funciona como um espaço para pesquisa de livros e materiais didáticos. Ao selecionar o que procura, os usuários são direcionados para links de arquivos em PDFs que estão disponíveis de forma gratuita na internet.

Para o desenvolvimento do aplicativo foram necessários dez meses, de fevereiro a novembro, quando os estudantes foram desafiados a criar um modelo de negócios e um produto. Emerson Toletino de Matos, professor que leciona a disciplina de Educação Empreendedora, conta que a ideia dos estudantes surgiu após eles analisarem uma das maiores reclamações dos colegas da escola, a falta de livros didáticos e de literatura no acervo escolar.

Durante o ano eles foram estimulados a entender os primeiros passos para empreender e conseguiram identificar uma oportunidade de negócio no seu contexto. O aplicativo está funcionando e pronto para ser lançado”, afirma o professor Emerson.

Para a estudante Kauane Moraes, da segunda série do ensino médio, foi desafiador o processo de desenvolvimento do aplicativo. “Aprendi muito durante estes meses, conheço quais são os primeiros caminhos para empreender. Me sinto uma jovem empreendedora e com vontade de ser dona da minha própria empresa no futuro”, diz a estudante.

A Educação Empreendedora é uma das linhas de atuação estratégica para o Sebrae/PR e busca ampliar, promover e disseminar a cultura do empreendedorismo nas instituições de ensino em todos os níveis. No ensino médio, as aulas são ministradas em horário extra, por professores do Governo do Estado, que são capacitados pelo Sebrae/PR. Os encontros contam com a participação dos estudantes das três séries.

Wendell Gussoni, consultor do Sebrae/PR, destaca que o programa busca preparar cidadãos que sejam capazes de fazer a diferença em suas comunidades. “Estimulando boas práticas empreendedoras ainda nos bancos escolares, preparamos estudantes para o mercado de trabalho, seja como colaborador ou dono do seu próprio negócio. Nosso objetivo é auxiliar que eles sejam empreendedores de suas próprias vidas”, assegura.

O consultor detalha que durante as aulas os professores capacitados pelo programa são responsáveis por levar a cultura empreendedora para o ambiente escolar e estimular que os estudantes vivenciem os comportamentos empreendedores em todas os ambientes sociais. “É fantástico ver os alunos identificando um problema, tomando uma atitude e desenvolvendo uma solução. São os resultados práticos do comportamento empreendedor”, destaca Gussoni.

A apresentação da ferramenta para os estudantes no Colégio Primo Manfrinato de Cianorte acontece nesta sexta-feira, dia 30, das 8h às 10h, quando o grupo responsável pelo Onbook ensinará como baixar o aplicativo e forma de usá-lo.

Fonte: Camila Cabau – Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae-PR / Foto: Emer Toletino de Matos.

Compartilhe: