• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


22 de julho de 2017

2:51

Alunos de Cianorte tem aula de astronomia básica

Publicado em 17 de maio de 2017

astronomia

O céu estrelado em uma noite limpa sempre chamou a atenção da humanidade desde os tempos antigos, seja por romantismo, misticismo, curiosidade ou admiração. Mas o fato é que esta atração pelos astros resultou na criação da Astronomia, ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes, com o fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e seu movimento.

E em Cianorte, muitos alunos tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta ciência graças ao empenho do astrônomo amador e professor de química da Rede Estadual de Educação, Marcos Trindade Moreira. Frequentemente ele possibilita aos estudantes das redes municipal e estadual, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Astronomia, além de permitir a observação dos astros celestes através de seus telescópios.

Recentemente esta oportunidade foi providenciada para os alunos das turmas 4º ano B e 4º ano C da Escola Municipal Lidia Usuy Ohi. Inicialmente o professor ministrou duas superaulas de Astronomia básica para essas turmas, explicando temas sobre as origens da Astronomia e sua importância no desenvolvimento da humanidade, o universo e o sistema solar.

Depois das palestras, os alunos tiveram a oportunidade, no último dia 08 de maio, de observar o céu, que na ocasião estava totalmente limpo. Para esta aula especial, o professor Marcos usou dois telescópios com acompanhamento automático.

Na ocasião os estudantes puderam observar várias crateras, montanhas e planícies (mares) na Lua que já estava quase cheia; além das manchas paralelas na atmosfera do planeta Júpiter e suas quatro maiores luas: Io, Calisto, Europa e Ganimedes.

Para o professor Marcos, ações como estas são muito recompensadoras. “É muito emocionante e gratificante ver estampados a emoção da descoberta e o prazer de aprender em cada rosto de criança olhando no telescópio.”. Como destaca o educador, a mesma emoção pode ser vista nos pais dos alunos que, pela primeira vez, puderam ver “ao vivo e à cores” a Lua e o planeta Júpiter através dos telescópios.

Segundo Marcos, a participação ativa dos pais foi muito importante, pois o entrosamento entre a escola e sua comunidade faz toda a diferença para a educação. “Percebi o quanto os pais valorizam o trabalho pedagógico realizado na Escola Municipal Lídia Usuy Ohi e quanto os alunos gostam dela, de suas professoras e seus professores. É muito necessário e importante ofertar continuamente às crianças da escola atividades científicas que os instigue, que os desafie, que os motive a sempre perguntar “por que?” e a participar do diálogo sobre os conhecimentos.”, finaliza o professor.

A atividade especial foi idealizada pelos professores Carlos Henrique Miranda (da turma 4º ano B) e Michele (da turma 4º ano C) que também ajudaram organizando e orientando os alunos e seus pais durante as observações. A diretora Rosi Lucio também deu todo o suporte necessário tanto para a palestra quanto para a observação com telescópios.

Texto: Juliano Secolo / Foto: Marcos Trindade Moreira

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais