Alunos da APAE de Cianorte conhecem produção de flores

apae-flores

Como parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, os alunos da Escola de Educação Especial João Paulo I estiveram conhecendo como são produzidas as flores na propriedade Totibana de Kazuo Hamamoto.

A visita foi realizada em uma parceria com o proprietário da Totibana e o Sindicato Rural de Cianorte. Na ocasião os alunos e professores puderam conheceram várias espécies de flores e se deslumbrar com lindas paisagens. O passeio foi divido em duas turmas – uma de manhã e outra à tarde – reunindo cerca de 160 crianças e adultos

Ao término da visita os alunos se deliciaram com um delicioso café. Segundo os organizadores da visita, a maior satisfação foi poder fazer parte da alegria destes alunos. “Ouvi-los dizerem que eles adoraram, não há palavras que expressão tamanha felicidade e satisfação”, destaca Kazuo Hamamoto.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo de apresentações de ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também à conquista de novos espaços de inclusão.

Neste ano, o tema  definido pela Federação Nacional das Apaes (FUNAPAES) foi “O futuro se faz com a conscientização das diferenças” e abre a discussão colocando as diferenças conceituais entre diferença e desigualdade, afirmando que ser diferente é uma questão de direitos humanos e que as evidências apontam ocorrências na sociedade, ameaçadoras da dignidade das pessoas, ao ponto de não serem aceitas por causa da diferença que apresentam.

O objetivo foi ressaltar que a luta pelo direito à diferença acompanha a história da humanidade, e se faz presente nos movimentos que confrontam o poder existente nas diversas instâncias sociais, cujos padrões estabelecidos em termos de homem ideal, opções políticas, religiosas, de arte e cultura desconsideram o direito de ser diferente como um direito humano, na tentativa de estatuir o que é conveniente à hegemonia dominante.

Texto: Juliano Secolo com informações do Sindicato Rural de Cianorte e FUNAPAES
Foto: Divulgação

Compartilhe: