Alunas de Moda da UEM doam sleepwear para idosas

sleepwear05Depois de dois anos pesquisando, um grupo de alunas do curso de Moda, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entregou ontem (9) roupas para as internas do Recanto dos Velhinhos de Cianorte.

Foram doadas 33 roupas, resultado de um projeto de extensão “Criação e produção de vestuário sleepwear para idosas do recando dos velhinhos de Cianorte”, com foco na moda de inclusão social. O projeto foi feito pelas alunas Giovana Anteveli, Leticia Nardone, Joice Vieira e Maria Augusta que começaram o trabalho em agosto de 2012.

As alunas pesquisaram e entrevistaram as idosas para conseguir medidas do corpo e aspectos pessoais antes de começar a confecção das roupas, que levaram em consideração as restrições físicas e de locomoção. Assim, foram feitas roupas para cadeirantes e para as acamadas. E também levado em conta os gostos pessoais como cor, modelo e religião. Claro, sem deixar de lado os aspectos mercadológicos vistos em sala de aula para criarem produtos que possam ser comercializados por uma suposta empresa no segmento sleepwear, roupas para dormir e/ou ficar em casa.

Todo o processo como pesquisa, criação, modelagem, confecção, identidade visual, campanha, entre outros, foram feitos pelas alunas, que tem ainda uma etapa final. Agora as elas farão um dossiê para um registro impresso que será entregue na UEM como material de pesquisa aos alunos e professores. Sem contar os artigos científicos e referências para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes.

CONFRATRENIZAÇÃO – As roupas foram entregues num chá da tarde no Recanto dos Velhinhos. “Todas ficaram muito felizes com os presentes e as irmãs agradeceram com o resultado do projeto”, comentou a professora Carol Siq. Também fazem parte do trabalho as professoras Silvia Bortoloto, Franciele Menegucci, Maria Helena, Debora Frasquete e Marcia Fiorin.
Apoiaram o projeto o Grupo Beeight, Glow Textil, Estamparia Constantino, Panificadora Real, Panificadora Cravo e Canela, Supermercado Real, Orangito e Instituto Morena Rosa.

Texto: Andye Iore / Fotos: Acervo pessoal

sleepwear02 sleepwear01

Compartilhe: