Alternância no tempo pede mais cuidado com a dengue

dengue-agente04Apesar de estarmos no Inverno e os casos de dengue terem diminuído, é importante a população não descuidar e permanecer em alerta para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Cianorte registra até essa semana 427 casos positivos de dengue no ano e já passou por um estado de epidemia.

O começo dessa semana foi um típico exemplo de como a mudança climática propicia o desenvolvimento do inseto transmissor da doença. Começou com calor, choveu, esfriou e o calor volta no decorrer da semana. Essa combinação de chuva e calor em seguida favorece o desenvolvimento do mosquito. “Não temos tido notificações de casos suspeitos”, comentou a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa. “Embora tenhamos muitos casos ainda aguardando o resultado”.

Além das recomendações para a população manter o quintal limpo e recolher recipientes que possam acumular água, a Secretaria de Saúde de Cianorte também está terminando o treinamento com os novos agentes de endemias. O próximo passo é esses novos agentes trabalharem individualmente, já que agora acompanham os agentes mais experientes pelas ruas dos bairros cianortenses.

Os 20 novos agentes começaram o treinamento no início desse mês com informações teóricas e depois foram para as ruas ter referências práticas. Com isso, Cianorte soma agora uma equipe com 42 agentes no total, a maior já formada na cidade.

REGIÇOES COM DENGUE
Zona – 7 – 150 casos
Zona 4 – 46 casos
Zona 2 – 37 casos
Centro – 31 casos
Zona rural – 30 casos
Zona 6 – 29 casos
Vidigal – 27 casos
Zona 1 – 23 casos
Zona 3 – 22 casos
Zona 8 – 12 casos
Jd. Universitário – 9 casos
Cassidori – 4 casos
São Lourenço – 3 casos

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: