Alimentação consciente é tema de capacitação às merendeiras escolares

Responsáveis pelo preparo das refeições servidas diariamente aos 5.600 alunos das 15 escolas municipais de Cianorte, as merendeiras passaram por capacitação, na última segunda-feira (04), véspera do dia de volta às aulas, no auditório do Paço Municipal. A ocasião foi organizada pela Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Cultura, contou com aproximadamente 40 pessoas e teve palestra ministrada pela nutricionista funcional, Deysiane Bodezan, com o tema “Desligando o piloto automático na alimentação”.

“Muitas vezes, comemos por compulsão e não por necessidade e, assim, vamos enchendo o nosso corpo de substâncias desnecessárias e, até mesmo, nocivas à saúde. Por isso, é preciso cuidar com carinho da alimentação, prestar atenção naquilo que você come e no que o seu corpo realmente necessita”, enfatizou Deysiane, que compartilhou dicas para ajudar a praticar a alimentação consciente.

Já a nutricionista responsável pelas escolas municipais, Fabiana Oliveira Garcia, prestou orientações sobre a rotina de trabalho – como cardápio, produção de alimentos seguros e organização geral da cozinha – e esclareceu as dúvidas das participantes, que contaram com o sorteio de brindes e café da tarde. A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, juntamente com a chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Regina Marta Fonseca, agradeceram a presença de todas, colocando-se à disposição e desejando um bom ano letivo às profissionais.

A atividade também contou com a presença da nutricionista responsável pelas instituições de ensino da Educação Infantil, Elimary Francelino de Oliveira, e pela nutricionista da APAE, Fabiani Soler Meira. A capacitação das equipes de cozinha (merendeiras e lactaristas) dos CMEIs e CEI São José foi realizada na última quinta-feira (31). As aulas tiveram início na segunda-feira (04) nos CMEIs e nesta terça-feira (05) nas escolas.

ALIMENTOS MAIS FRESQUINHOS

O ano letivo de 2019 vem com novidade no abastecimento das cozinhas. Isto porque, para otimizar a entrega dos alimentos da merenda às 27 instituições de ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu um furgão refrigerado para a Divisão de Alimentação Escolar. O utilitário zero quilômetro, modelo Renault L2H2, adaptado com sistema de refrigeração e isolamento térmico de carga, representa um investimento de R$ 151.400,00 em agilidade e segurança no transporte e conservação dos produtos alimentícios perecíveis e sensíveis às altas temperaturas, como carnes, laticínios, hortaliças e frutas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: