Acordo com União e Fiep incentivará indústria do Paraná

industriaO Governo do Estado assinou ontem (9) acordo de cooperação técnica com o Governo Federal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para ampliar políticas de incentivo à industrialização. O acordo foi firmado, em Curitiba, durante a 3ª Oficina de Trabalho do Plano Brasil Maior (foto), promovida pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Integração Nacional. “Com a união dos esforços técnicos teremos importantes soluções para fortalecer ainda mais o setor industrial do Paraná”, afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio. “Juntos vamos identificar oportunidades, articular parceiros públicos e privados para aumentar a competitividade do Paraná”, acrescentou.

Com o termo ficou definida a instalação de um núcleo regional da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi, uma instância que promove a parceria público-privada entre o setor produtivo local e o Governo do Estado) no Paraná. Também farão parte representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e da Federação das Indústrias do Paraná.

Entre os principais objetivos do núcleo estão o fortalecimento de cadeias produtivas, incentivo ao uso do poder de compra público local e privado e oportunidades em investimentos de infraestrutura, sobretudo nas Parcerias Público Privadas estaduais.

O coordenador de Política Industrial da ABDI, Roberto Pedreira, explicou que a parceria vai ajudar auxiliar na divulgação de projetos executados pelo Governo Federal e na coordenação de ações conjuntas. “Debateremos instrumentos e ferramentas que possam ser replicados no Estado. É um trabalho em prol do desenvolvimento da indústria do Paraná”, ressaltou.

Texto e foto: AE-PR

Compartilhe: