ACIC completa 55 Anos de atuação em Cianorte

Associação Comercial e Empresarial de Cianorte completou 55 anos no último sábado e anunciou eleições para o biênio 2018/2020.

Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, no último 12 de maio, completou 55 anos de existência, cumprindo o ideal de seus fundadores de representar a classe empresarial do município, defendendo seus direitos e servindo de aporte para as causas em prol do desenvolvimento local. Em clima de continuidade, neste mês, no dia 22, das 10h até 18h, realiza eleições para sua gestão no Biênio 2018-2020.

Um convite à gestão participativa! Essa é a definição para os esforços da Diretoria Administrativa da ACIC, Gestão 2016/2018, que desde o início de seu mandato vem promovendo uma série de mudanças com a finalidade de continuar prestando serviços de qualidade, buscando uma maior aproximação com seus associados. Entre estas mudanças estão o investimento em capacitação, o planejamento e realização de ações internas e externas e melhorias na infraestrutura da sede da instituição, para valorização e manutenção do patrimônio.

Nas ações junto a sociedade, a ACIC participa ativamente da campanha em prol da Duplicação da PR-323; deu início ao planejamento de ações do CODESC; viabilizou parcerias que trouxeram para Cianorte um Escritório de Articulação do SEBRAE; está em constantes reuniões com as autoridades competentes para encontrar soluções para desafios comuns ao comércio como a implantação da Zona Verde, a viabilização da iluminação das ruas e praças no período de Natal, e a divulgação para valorização da indústria e do comércio de Cianorte.

No que diz respeito a capacitação, no período iniciado com a posse da Gestão 2016/2018, foram oferecidos em parceria com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que funciona dentro da ACIC, cerca de 140 cursos e treinamentos, mais de 100 horas de consultoria empresarial, mais de 1300 orientações e informações, para mais de 1100 pessoas, contando as que já possuem empresa e as que têm intenção de ser empresários. A Diretoria atual realizou ainda seu Planejamento Estratégico, com o objetivo de reestruturar e fortalecer a entidade, para que ela tenha mais representatividade e força na região; e também está buscando a formação de Núcleos Setoriais Empreender, um programa que promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial, por meio da organização das micro e pequenas empresas.

MAIS PERTO DE SEUS ASSOCIADOS

Visando uma maior aproximação com os seus associados, a ACIC criou o evento ´Café com o Presidente´, onde faz uma explanação de todas as vantagens que os empresários têm sendo associados à ACIC. Quando realizado para receber os novos associados da entidade, é entregue a cada um seus títulos de boas-vindas. Já quando o ‘Café’ é destinado à algum setor específico, são realizadas discussões em busca de soluções comuns.

Entidade também passou a trabalhar um argumentário explicativo e elaborou o Manual do Associado. Com o tema ‘Uma ACIC Para Todos’, o Manual do Associado ACIC Cianorte foi pensado para responder as dúvidas mais frequentes sobre o que é, e para que serve a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte. A iniciativa visa informar os associados sobre a importância de compreender melhor a instituição da qual faz parte, para que no futuro possa melhor utilizar os serviços e parcerias oferecidas, de forma a contribuir com a melhoria contínua do cenário empresarial de Cianorte e região, bem como, com o crescimento de sua empresa. Elaborado no formato cartilha, o Manual do Associado ACIC traz ainda, de forma resumida, alguns exemplos de sua atuação em seus 55 anos de existência.

Outro evento realizado pela ACIC Cianorte faz parte do projeto ‘ACIC no Seu Bairro’, pensado com o objetivo principal de aproximar a entidade de seus associados. A primeira etapa do Projeto foi realizada em setembro de 2016, no Cianortinho; a segunda, em junho de 2017, na Zona 7; a terceira, em setembro de 2017, na Zona 3 e a quarta no centro, na Praça 26 de Julho. O projeto acontece de forma itinerante durante uma semana útil, em bairro determinado, sendo que o último dia da referida semana é destinado à concentração em um lugar público onde é disponibilizada orientação empresarial (PA Sebrae); serviços de entretenimento, saúde e beleza; além de consultas gratuitas do SPC Brasil/Serasa. O projeto tem ainda ações previstas para os bairros Zona 04, Jardim Universidade, Zona 2 e Distrito de São Lourenço.

Mesmo com todas as novas ações somadas a rotina da ACIC Cianorte, não foram deixadas de lado as tradicionais Promoções Conjuntas da Associação Comercial, como a dos Dia das Mães e Natal, e as campanhas institucionais de valorização do comércio e fomento das vendas: 31ª Ponta de Estoque (evento); Dia dos Namorados (Ama mesmo? Então Prova!); e Cianorte Liquida (Liquida Papai).

VALORIZAÇÃO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO

No último bimestre de 2017, a ACIC lançou em parceria com a prefeitura uma campanha institucional de valorização da indústria e do comércio de Cianorte, com vídeos divulgando a diversificação da indústria e incentivando o consumo local. Na segunda etapa da campanha, em parceria com as rádios Música, Capital e Cia FM, foi produzido e está sendo veiculado um spot enfatizando a importância do comércio local. Os jornais Folha de Cianorte e Tribuna de Cianorte também apoiaram veiculando arte enfatizando a importância do consumo cidadão.

Segundo o presidente da ACIC, João Carlos Testa, a Associação tem buscado a aproximação com seus associados em suas diversas ações desenvolvidas, como o Manual do Associado e o ACIC no Seu Bairro, mas o objetivo principal da instituição é promover o comércio, a indústria e a prestação de serviços de forma abrangente. “Queremos disseminar uma cultura do consumo cidadão. Todos precisam compreender que quando compramos no comércio local, estamos também gerando emprego e renda para todos que nos cercam”, esclareceu o presidente.

ELEIÇÕES PARA BIÊNIO 2018/2020

No dia 22 de maio ACIC realiza eleições que deverão definir sua nova gestão para os próximos 2 anos. Após eleição, nova diretoria toma posse em junho. A única chapa inscrita (Cianorte Sem Fronteiras), trouxe uma renovação no quadro de empresários que deverão fazer parte da nova diretoria. Para Presidente concorre o empresário Hércio Correia de Oliveira, para 1º Vice-presidente, Antenor Campanerutti. O atual Presidente da ACIC, João Carlos Testa, também faz parte da chapa como 2º Vice-presidente. Testa ainda comanda a instituição até a data da posse, que será posteriormente divulgada aos associados ACIC.

Os cerca de 920 associados da instituição compõem um dos quadros associativos mais influentes da cidade, e têm muito do que se orgulhar. Em sua prestação de Contas Exercício 2017, a entidade demonstrou sua excelente gestão, comprovando que aumentou receitas e diminuiu despesas pelo segundo ano consecutivo, fechando suas contas no ‘azul’, reafirmando sua credibilidade como representante oficial da classe empresarial de Cianorte, há mais de meio século.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte

Compartilhe: