ACIC completa 53 anos de atuação em Cianorte

 

acic site

Toda história tem uma personagem principal, um protagonista, a história da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte também: a própria ACIC.

Hoje (12 de maio) a entidade completou 53 anos de existência, cumprindo o ideal de seus fundadores de representar a classe empresarial do município, defendendo seus direitos e servindo de aporte para as causas em prol do desenvolvimento local. Em clima de continuidade, ACIC anunciou eleições para o próximo dia 17 de maio.

Os 765 associados da instituição compõem um dos quadros associativos mais influentes da cidade e têm muito do que se orgulhar. Em sua prestação de Contas Exercício 2015, a entidade demonstrou sua excelente gestão, comprovando que aumentou receitas e diminuiu despesas no último ano, fechando suas contas no ‘azul’, e reavaliando seu patrimônio imobilizado, que soma hoje mais de 5 milhões de reais. “Estamos comemorando 53 anos em clima de continuidade e trabalho. Em nome de nossa diretoria dou os parabéns à ACIC com a certeza de sua importância como verdadeira representante dos interesses da classe empresarial de Cianorte, lembrando que esta será sempre a ‘casa’ do empresário”, disse o presidente da ACIC, Luiz Sérgio Castardo.

ELEIÇÕES – O trabalho da atual diretoria deverá prosseguir nos próximos dois anos, já que a única chapa inscrita (Cianorte Sem Fronteiras) para concorrer às eleições ACIC Cianorte – Biênio 2016/2018, trouxe a maior parte dos empresários participantes da diretoria que atualmente comanda a Associação: para Presidente concorre o empresário João Carlos Testa; para 1º Vice-presidente, Valdir Blaszczak de Souza e 2º Vice-presidente, José Claudiney Rocco. A chapa é composta ainda pelos empresários Hércio Correia de Oliveira (Vice-presidente para Assuntos de Finanças), Oséias de Souza Gimenes (Vice-presidente para Assunto de Indústria), Antenor Campanerutti (Vice-presidente para Assuntos do Comércio), Luiz Henrique dos Santos (Vice-presidente para Assuntos de Serviços), Antonio Sérgio Conciani (Vice-presidente para Assuntos de Relações Públicas), Silvério Cândido da Silva (Vice-presidente para Assuntos de Agronegócios).

Já o Presidente da ACIC, Luiz Sérgio Castardo, escolheu a pasta de Vice-presidente para Assuntos de Promoções e Eventos, e continuará seu trabalho junto a futura diretoria. “Em minha experiência nestes 2 anos à frente da ACIC aprendi muito, e mesmo não concorrendo como presidente, faço questão de acompanhar cada passo desta instituição, porque hoje tenho observado o quão importante ela é para o desenvolvimento local, e o quanto pode ser feito por meio de suas ações”, afirmou Castardo.

Na mesma data também será eleito o Conselho Superior, que faz parte da mesma chapa concorrente e é composto pelos empresários: José Augusto Plácido; Marcelo Tadeu Fontanini Palka; Valteir Geraldi; Lourival Celeste Borges; Lucirio Cazotti; Aristoclides Celestino da Silva Junior; Paulo Brambila; Luciano Oliveira e Nilza Machado Luizetto.

As eleições que acontecem em cumprimento ao artigo 31 do estatuto da ACIC, serão realizadas na sede da Associação Comercial (Av. Santa Catarina, 683), no dia 17 de maio de 2016, das 10 até as 18 horas. A Comissão Eleitoral é formada pelos empresários José Madrona Porcel, Nivaldo Rodrigues de Souza e Valteir Geraldi.

HISTÓRIA – A ACIC Cianorte foi fundada em 12 de maio de 1963, devido a necessidade de representação da classe empresarial da cidade, que entrava em um período de expansão comercial. Na oportunidade, o então presidente da ACIC, Albino Turbay, disse que uma organização como a ACIC poderia ser, não com atos ditatoriais, mas sim com a união entre todos, um elo para o fortalecimento da classe empresarial do município. “Esta associação deverá ser irmanada com um só ideal entre os seus sócios: o ideal de progresso para o bem não só da mesma, como de Cianorte, do Paraná e do Brasil”.

Da data de sua fundação para os anos que se seguiram, principalmente na década de 70, a ACIC teve papel fundamental no desenvolvimento do município. Entre outros feitos, atuou no incentivo da urbanização da cidade, exigindo e oficiando insistentemente os órgãos competentes, para resolverem questões como o asfaltamento de ruas, avenidas e rodovias, melhoria de praças e galerias de águas pluviais. A avenida Paraíba por exemplo, foi asfaltada graças a insistência e intervenção da ACIC, que temia o deslocamento da fábrica de refrigerantes Gold Scrin, para outra localidade, motivada pelas más condições urbanas do local.

Texto : Ascom ACIC

Compartilhe: