Abertura da I Flicia lota ginásio Tancredo Neves

flicia01

Uma noite cheia de magia e emoção. Assim pode ser definida a abertura da I Festa Literária de Cianorte (Flicia), que ocorreu ontem (7) no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. A população cianortense e da região driblou a baixa temperatura e lotou o lugar do evento, para conferir o espetáculo “Num reino de príncipes e princesas”, da Companhia Espaço Sou Arte, de Campo Mourão. A apresentação foi a primeira das atividades na programação de quatro dias.

“Esta é, sem dúvida, uma noite muito especial, porque abre esse evento que tem o importante objetivo de valorizar a leitura e a literatura”, explicou a chefe da Divisão de Cultura. “Uma realização como esta expressa a preocupação com a formação das nossas crianças e nossos jovens, porque o universo literário faz a diferença na vida de todos nós”, completou a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa.

O presidente da Câmara Municipal ressaltou a presença da população para o sucesso do evento. “Isso demonstra que cada pai e cada profissional que aqui está sabe da importância que a prática da leitura tem para o desenvolvimento social. Por isso, os nossos agradecimentos, também, a todos vocês”, disse, acompanhado pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio Fernandes e Marcia Pereira.

Para o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, iniciativas dessa natureza devem sempre fazer parte da administração municipal. “Um evento como esse deve envolver cada vez mais pessoas e não cair no esquecimento. Que Cianorte continue incentivando todos os segmentos culturais e que a valorização dos livros, das leituras e das palavras esteja sempre presente”, comentou.

O secretário estadual da Cultura, José Luiz Piani, veio a Cianorte para acompanhar o evento e conhecer a iniciativa. “Fico muito feliz quando me deparo com realizações como esta, porque uma cidade que valoriza a cultura e, em especial, a leitura e a literatura, é uma cidade que está à frente e sempre pronta para se desenvolver cada vez mais”, afirmou durante o seu discurso.

A I Flicia ocorre até sexta-feira (10). Agora os trabalhos estão sendo realizados na Escola Técnica (ao lado da UEM), no período da manhã – das 8h às 11h -, à tarde – das 14h às 17h -, e à noite – das 19h às 22h. Na programação, destacam-se exposições de trabalhos científicos, culturais e pedagógicos sobre literatura, contações de histórias, teatros e debates em mesa-redonda. O espaço é aberto à população e a entrada é gratuita.

Também participaram do evento, representando o deputado federal Zeca Dirceu, a assessora Suzy Cardoso; representando o Núcleo Regional de Educação, Clarice Bongiorno; secretários municipais, diretores de setores, diretoras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, servidores municipais, professores e alunos da rede municipal.

Texto e foto: Cléber Gonçalves / Ascom CV

Compartilhe: