A importância da conservação da Natureza para a agricultura e bioengenharia


As unidades de conservação da natureza são áreas criadas para proteger amostras da biodiversidade e dos recursos naturais. Por todo o planeta, estas áreas ajudam manter a prevenir enchentes e a conservar mananciais de água, além contribuir para a estabilidade microclimática e sustentar inúmeras espécies de plantas, animais, fungos e microorganismos selvagens.

Parques e reservas são, desta forma, importantes para a agricultura – mantendo fontes de insumos indispensáveis, como a água; contribuindo para a estabilidade microclimática; e conservando espécies selvagens que são inimigos naturais de pragas agrícolas. Por exemplo, morcegos insetívoros ajudam agricultores a combater insetos que são pragas agrícolas. Uma colônia de morcegos podem se alimentar de toneladas de insetos por ano, reduzindo a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas.

Além de importantes para a agricultura, as reservas e os parques naturais são uma grande fonte de matéria-prima para a bioengenharia. Moléculas bioativas, com potencial de uso na indústria farmacêutica, por exemplo, continuam sendo descobertas na riquíssima biodiversidade brasileira.

No noroeste do Paraná existe uma das últimas grandes áreas de floresta nativa do Estado. A Reserva Biológica das Perobas tem 8.700 hectares e está localizada nos municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste. Esta unidade de conservação federal protege amostras de diversas espécies de plantas e animais silvestres, algumas ameaçadas de extinção. O trabalho de pesquisadores já registrou mais de 200 espécies de aves, 50 espécies de mamíferos, 30 espécies de anfíbios e 400 espécies de plantas na Reserva. Além da relevância científica, a Reserva das Perobas gera para a região benefícios ambientais de valor inestimável, como a proteção de mais de 40 nascentes nas bacias dos rios Ivaí e Piquiri.

Colaboração: Silvério Cândido da SilvaEngenheiro AgrônomoCREA PR – 7471/D

AREARC E CREA

A Arearc – Associação Regional de Engenharia e Arquitetura de Cianorte em parceria com o Crea-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, realizam a divulgação de conteúdos técnicos, com o objetivo de promover a valorização profissional e legislação das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

Compartilhe: