5ª CIPM e UNIPAR realizam projeto de condicionamento físico para os policiais militares

Policiais Militares da 5ª CIPM participam de um Projeto de Condicionamento Físico, desenvolvido pelo Professor Vitor e acadêmicos do Curso de Educação Física da Unipar. Os policiais voluntários participam do projeto que acontece 03 vezes por semana, sem ônus para o Estado ou ao efetivo.

Segundo o Professor Vitor a aptidão física é fundamental no desempenho de algumas profissões, e pode ser definida como a capacidade de realizar atividades diárias com vigor, sem fadiga excessiva e energia abundante para usufruir das atividades de lazer.

A Polícia Militar enquadrasse nessas profissões, exercendo um papel muito importante na comunidade, preservando a ordem pública, a segurança do cidadão comum e combatendo a criminalidade. Atualmente a Policia Militar do Estado do Paraná (PMPR) aplica testes de aptidão física (TAF) com objetivo de avaliar as capacidades físicas de seus policiais, bem como, ao ingressar na carreira militar é preciso apresentar um bom condicionamento físico para realizar as tarefas e as exigências do trabalho diário, porém intervenções sistematizadas por meio de exercícios físicos no decorrer da carreira do Policial são raras e dependem individualmente de cada policial ou de determinação de seus comandantes.

Entendendo a necessidade de uma proposta sistematizada de exercícios físicos para a promoção da saúde dos Policias Militares, os Projetos de Pesquisa da Unipar (Educação Física) e da Universidade Estadual de Maringá (+UEM) junto com o Projeto AFIM da Secretaria de Esportes (Prefeitura de Cianorte) assumiram o papel de proponente e gestor dessas atividades. As intervenções acontecem semanalmente no Complexo Esportivo da Unipar-Cianorte e têm o objetivo de provocar alterações morfológicas, da aptidão física e comportamentais voltadas a saúde nos policiais militares da 5ª CIPM.

A Unipar disponibiliza além dos profissionais coordenados pelo Professor Vitor, toda a estrutura esportiva, academia de musculação, piscina, ginásio e campo. A Prefeitura de Cianorte também disponibiliza materiais e locais para realização do treinamento.

Além desse projeto, a Unipar já vem acompanhando os Policiais Militares da 5ª CIPM por cerca de 4 anos nos TAF’s (Teste de Aptidão Física), que são quadrimestrais a todos efetivo.

O objetivo do projeto é melhorar o condicionamento físico dos Policiais, e desta forma, todos saem ganhando, inclusive a sociedade que contará com um efetivo melhor preparado fisicamente para atender as mais diversas ocorrências.

Fonte: Comunicação Social da 5ª CIPM

Compartilhe: