3ª Caminhada Internacional na Natureza atrai mais de três mil participantes

O resultado colocou a Rota da Pedreira como o terceiro maior circuito no Paraná e o quarto no país, pelo número de caminhantes

A manhã desse domingo (06) foi de contemplação das belezas naturais existentes no distrito de Vidigal. O dia amanheceu chovendo, mas, mesmo assim, não foi motivo para desanimar os inscritos na 3ª edição da Caminhada Internacional na Natureza Rota da Pedreira. Ao todo, foram 3.005 caminhantes inscritos, de Cianorte e de outras cidades. Os esforços dos participantes foram recompensados desde o primeiro quilômetro percorrido, com belas paisagens, por estradas rurais e trilhas em meio à mata.

A 3ª Caminhada Internacional na Natureza, circuito Rota da Pedreira, é promovida pela Aflotur, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo; Emater; Comtur; produtores rurais e artesãos; com o apoio da Rede de Turismo Regional (Retur), do Tiro de Guerra 05/011, bombeiros civis, da UEM, UNIPAR, Ciclopasseio Coruja, Cianorte Trail Club (CTC), empresa BioAccess e Farmácias Nissei. Além disso, o evento é credenciado pela IVV e pela Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social (ANDA Brasil).

O circuito teve início logo pela manhã, na quadra coberta do distrito, com o credenciamento dos inscritos e aulão de alongamento, realizado pelo professor Valter, da Escola Dança Marujo. Para aqueles que optaram, foi servido café da manhã e almoço, com pratos tradicionais do campo, pelos voluntários do Projeto Sou Vivo Não Uso Drogas. Artesãos e produtores da agroindústria também estiveram no local, expondo e comercializando os seus produtos.

O trajeto incluiu o passeio pela antiga pedreira, além de cachoeiras, capelinha, pesqueiro, plantações, entre outros. O barro que se formou, devido a chuva, foi um dos obstáculos enfrentados pelos caminhantes. “Foi uma manhã maravilhosa. Durante o evento percebemos a presença de famílias inteiras participando. Desde as crianças até os idosos, todos conseguiram aproveitar intensamente”, comentou a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho. “Não era uma competição e, assim, todos percorreram o roteiro de acordo com a suas aptidões físicas, repondo as energias nos pontos de hidratação distribuídos pelo caminho, que disponibilizaram água e cuidados com a saúde. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que, de uma maneira ou de outra, contribuíram para o sucesso do evento”, ressaltou o secretário da pasta, Wanderley Fernandes.

“A cada realização desta expedição, aumenta ainda mais o número de participantes e nos coloca em destaque no país. Isso é motivo de muito orgulho para toda a administração municipal, que se empenhou muito na execução do evento. Nesta manhã, todos puderam conhecer um pouco melhor o nosso belíssimo distrito, e observaram também a nossa capacidade turística e suas possibilidades de exploração”, ressaltou o prefeito Bongiorno. “Nosso intuito é promover outras ações que incentivem o turismo em nossa cidade, proporcionando momentos agradáveis aos participantes e fomentando a economia local”, concluiu.

A iniciativa também foi acompanhada pelo secretário municipal de Agricultura, Georges Robert Charron Junior; pela chefe de Gabinete e procuradora jurídica, Dra. GlaucileneÁguilaPorcel; pelo administrador do distrito, Vanderci Volpato; por representantes da EMATER; pelo presidente da AFLOTUR, Maurício de Souza; e demais autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: