25 Diferenças entre Piso Laminado e Vinílico

Piso Laminado ou Vinílico? O Bora te ajuda a escolher!

Não é de hoje que nos rendemos aos encantos dos pisos de madeira e sua capacidade de deixar os ambientes mais confortáveis, bonitos e aconchegantes.Entretanto, o uso de madeira maciça, especialmente as nobres, é uma atividade que geraimpacto ambiental,edeixou de serhá muito tempo uma opção vantajosa também por representar um custo significativopara a obra, e ainda impõe dificuldades em suainstalação, conservação e manutenção.

Atualmente, o avanço da tecnologia possibilitou empregar em outros tipos de materiais as características estéticas que simulam com excelência as peculiaridades da madeira, além detrazer por consequência outras vantagens importantes, como durabilidade, resistência, facilidade de instalação, etc., sem perder a elegância e o requinte.

Dentre esses plausíveis substitutos à madeira, encontramos tanto pisos frios(cerâmicas, porcelanato e cimentícios), quanto pisos quentes (laminados e vinílicos). Eles recebem esses nomes devido aos pisos quentes serem péssimos condutores térmicos, o que significa que demoram paraesquentare também para esfriar, dando maior sensação de conforto quando pisamos descalços, ao contrário dos pisos frios.

Essa característica dos pisos laminados e vinílicos,faz com que eles sejam os sucessores da madeira mais procurados, pois sãoagradáveisde verão à inverno, tanto em regiões mais frias, quantonas tropicais pordeixarem mais aconchegantes ambientes como dormitórios, closets e salas por exemplo.

Opiso laminadoé um produto onde utiliza-se madeira processada, nela é aplicadoum revestimento melamínicoreproduzindo a estampa de madeira, e em seguida a superfície é coberta por um filme cristalino com alto índice de resistência à abrasão, protegendo-a contra riscos e arranhões, resultando em réguas que possuem espessurasvariando entre 7 e 9 milímetros.

Instalação: Depois de certifica-se que o contrapiso ou a superfície na qual o piso laminado será instalado está livre de qualquer sujeira, irregularidades superiores a 3 mm e pontos de umidade, o sistema de instalaçãoé iniciado com a aplicação de uma manta queproporciona um isolamento acústico e protege o material contra a umidade, em seguida as placas são encaixadas umas às outras. Atualmenteexistem sistemas de encaixe do tipo clic onde não existe a necessidade de utilização de cola, tornando o processo mais rápido e eficiente, lembrando que no caso de mudança, você poderá desmontar tudo elevar para a casa nova.

O piso laminado propaga sons facilmente, mesmo com o auxílio da manta utilizada na instalação. Portanto evite instalar em ambientes de alto fluxo, pois o toque-toque dos sapatos pode incomodar os ocupantes ou vizinhos. Outra desvantagem é para quem possui pets de estimação, pois o piso muito liso dificulta a vida dos bichinhos que acabam por escorregar com facilidade.

Para manutenção, este material não deve ser lavado. A limpeza pode ser feita com um pano úmido e produtos específicos, e em caso de acidentalmente derramar líquidos sobre ele, deve-se secá-lo o quanto antes para não haver infiltração em seu miolo em madeira. Por fim, também é indicado o uso de feltro nos pés dos móveis ou rodízios de polietileno para maior conservação. Contudo, possui grande durabilidade e o preço varia em torno de 40 a 140 reais o metro quadrado.

Já opiso em PVC ou vinílicoé um piso ecológico e pode ser fabricado por meio de plásticos reciclados. É produzidoem mantas, placas ou réguas e sua espessura varia de 2a5mm. Pode ser aplicado em cima de um outro piso existente, sem causar danos ao piso vinílico, porémsua instalação é possível sobre um contrapiso seco, limpo e rigorosamente nivelado. O ideal é aplicar uma massa niveladora, composta por cola e cimento,permitindo com isso aplicar o piso sobre superfícies não tão lisas, como cerâmica ou pedras polidas. O passo seguinte é colar ou encaixar o revestimento e esperar secar. Porém não se deve aplicar sobre o piso de madeira, que ela pode fazer com que o vinílico se descole devidoa sua movimentação com as oscilações de temperatura e umidade, além de poder vir a apodrecer com o confinamento.

O vinílico também pode riscar se a abrasão for grande, e o seu pigmento poder sofrer desbotamento se exposto constantemente à luz solar. Além disso, o piso suporta água, o que facilita a limpeza,mas não devepermanecer submerso para que não haja danos à sua fixação. Por isso, é bom evitá-lo em áreas externas e cômodos inundáveis, como banheiros e cozinhas

Esse piso é bem mais silencioso que o laminado, também é antialérgico, resistente a queima de cigarros e fósforos e ideal para quem tem animais de estimação. O preço varia em torno de 60 a 250 reais o metro quadrado.

Conseguiu se decidir? Compartilhe este post nas suas redes sociais para inspirar outras pessoas!

Acompanhe nossos posts e fique por dentro de todas nossas publicações. Na próxima semana, nós do Bora pra Obra falaremos sobre impermeabilização de fundações.

Não percam!

Até lá.

Compartilhe: