Saúde mental na terceira idade é tema de ação da Setembro Amarelo


Envelhecer com saúde é um anseio geral da população.Prova disso é que a cada ano, mais pessoas têm mudado seus hábitos de vida em busca desse objetivo. Ocorre que, na maioria das vezes, as melhoras estão focadas apenas nos aspectos físicos, e o bem-estar mental acaba ficando de lado. Preocupada em reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde de Cianorte promoveu, na tarde dessa terça-feira (18), uma conversa com mais de 400 idosos, no Centro de Convivência da Terceira Idade, em mais uma ação da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Antes do tradicional ‘Baile da Idade Dourada’, que acontece todas as semanas no local, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) interagiram com os presentes por meio de um alongamento, de sorteios de brindes e de um bate-papo informal sobre o assunto. De forma simples e objetiva, a chefe da Divisão de Saúde Mental, Thaíse Dantas, abordoucuidados importantes para evitar o adoecimento psíquico na terceira idade, como a adoção de hábitos saudáveis, a participação frequente em atividades de lazer e a necessidade de estar cercado por amigos.

Os cuidados, segunda ela, também devem se estender às pessoas próximas. “Fiquem atentos às atitudes de quem você conhece. Ao notar o afastamento do convívio social, uma tristeza persistente e reclamações constantes sobre a vida, se ofereçapara escutar. Essa pessoa pode estar precisando de alguém para se abrir”, orientou Thaíse. “Além de se mostrar disponível, não deixe de incentivar a procura por ajuda especializada que, em Cianorte, é oferecida de forma gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos CAPS, adulto e infantil”, informou.

Para Thaíse, que é psicóloga, a terceira idade se trata de uma faixa etária de risco para o adoecimento mental. “Nessa fase, as pessoas costumam acumular uma bagagem maior de experiências. São muitas situações que precisaram ser assimiladas durante a vida. Isso, sem contar que, com o passar do tempo, alguns laços afetivos são partidos e o idoso acaba ficando mais sozinho, sendo essa uma situação que potencializa ossentimentos negativos”, alega. “Sendo assim, atividades, como este baile, no qual eles dançam e se divertem, são muito benéficaspara a manutenção, tanto da saúde física, como mental”, conclui.

CAMPANHA

Após inúmeras ações, a campanha Setembro Amarelo vai chegando ao fim. As últimas atividades estão previstas para acontecer nos distritos – em São Lourenço, às 11h, do dia 22, e em Vidigal, às 17h30, do dia 26, nas praças principais – e no Campus Regional da UEM de Cianorte, no dia 24, às 18h. O encerramento será no dia 28, às 19h30, com cinema ao ar livre, em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. Toda população pode participar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: